«

Jun 24

Romeu Gouveia e Inês Marques campeões nas montanhas do Funchal!

A 4.ª Edição do Funchal Skyrace teve como vencedores Romeu Gouveia (Salomon Suunto Portugal) e Inês Marques  (Ludens Clube de Machico), que bateram toda  a concorrência na disputa do titulo nacional de Skyrunning, na disciplina de SkyRace, num evento que decorreu, domingo, 24 de junho de 2018, nas montanhas mais altas do concelho do Funchal.

Video RTP Madeira

romeu gouveia

A organização do Clube Aventura da Madeira proporcionou um percurso de 22km de extensão com 1400m de desnível positivo acumulado, tendo partida e chegada no Chão da Lagoa a 1480 metros de altitude, com passagens pelo Pico do Areeiro a 1810m de altitude, depois uma descida até à casa do Barreiro (960m de atitude) e novamente uma sequência de subidas técnicas e ingremes, para terminar no Chão da Lagoa.

DSC_2842

A competição tinha à partida um leque de skyrunners em condições de disputar o título nacional, e desde cedo formou-se um grupo na frente da corrida com os candidatos Romeu Gouveia, Bruno Silva, Tiago Aires, Américo Caldeira e Flávio Remesso, que manteve-se próximo até ao km 18, altura que destacou-se definitivamente Romeu Gouveia, para liderar até final e conquistar a vitória absoluta na 4.ª edição do Funchal SkyRace® e o título nacional, com o tempo final de 2:15:12. Na segunda posição classificou-se Tiago Aires (Clube de Montanha do Funchal) com o tempo de 2:20:35 e na terceira posição, Américo Caldeira (Clube Aventura da Madeira), a somente 7 segundos.

DSC_2718 net

A competição feminina teve em Inês Marques a líder de princípio ao fim da prova, a atleta continental que representa o Ludens Clube de Machico terminou a prova com 2:56:57, deixando na segunda posição Lúcia Franco (AD Galomar) com o tempo de 3:06:00 e Cátia Fiqueli (Clube Aventura da Madeira) na terceira posição com 3:25:30.

DSC_2995

A segunda distância do evento, a Mini SkyRace contou com 12km em itinerário entre o Chão da Lagoa, Pico Escalvado, Pico do Areeiro e regresso ao Chão da Lagoa perfazendo 650m de desnível positivo acumulado. Na Mini SkyRace venceu o ainda Juvenil Francisco Henriques (GD Estreito) com o tempo de 1:23:25 e Carla Caíres (Clube Desportivo Infante) com 1:42:49.

Carla Caires 12km

Francisco henriques e Nelson Fernandes 12km

A classificação por equipas teve uma dupla vitória do Clube Aventura da Madeira. A equipa masculina formada por Américo Caldeira, Elton Martins e Eduardo Silva  somou o tempo de 7:40:31, deixando na segunda posição a ACD Jardim da Serra com 8:14:26 e na terceira posição o Clube de Montanha do Funchal com 8:40:37. Nos femininos o Clube Aventura da Madeira reuniu três skyrunners, Cátia Fiqueli, Marilisa Fernandes e Nadia Meroni que confirmaram a vitória coletiva no Funchal SkyRace 2018.

P1110731

podio fem 22km podio fx skyrace 22km masc

A organização do evento contou com o apoio da Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal que mobilizou uma equipa de cinco juízes que supervisionaram todo o decorrer da prova, e ainda com os apoios da Câmara Municipal do Funchal, Instituto de Florestas e Conservação da Natureza, Direção Regional de Juventude e Desporto, Associação da Madeira de Desporto Para Todos e Cruz Vermelha Portuguesa.

pico escalvado 22km

Funchal SkyRace 22km 1400m D+

Mini SkyRace 12km 650m D+