A 4.ª Edição do Funchal Skyrace teve como vencedores Romeu Gouveia (Salomon Suunto Portugal) e Inês Marques (Ludens Clube de Machico), que bateram toda a concorrência na disputa do titulo nacional de Skyrunning, na disciplina de SkyRace, num evento que decorreu, domingo, 24 de junho de 2018, nas montanhas mais altas do concelho do Funchal.
A organização do Clube Aventura da Madeira proporcionou um percurso de 22km de extensão com 1400m de desnível positivo acumulado, tendo partida e chegada no Chão da Lagoa a 1480 metros de altitude, com passagens pelo Pico do Areeiro a 1810m de altitude, depois uma descida até à casa do Barreiro (960m de atitude) e novamente uma sequência de subidas técnicas e ingremes, para terminar no Chão da Lagoa.
A competição tinha à partida um leque de skyrunners em condições de disputar o título nacional, e desde cedo formou-se um grupo na frente da corrida com os candidatos Romeu Gouveia, Bruno Silva, Tiago Aires, Américo Caldeira e Flávio Remesso, que manteve-se próximo até ao km 18, altura que destacou-se definitivamente Romeu Gouveia, para liderar até final e conquistar a vitória absoluta na 4.ª edição do Funchal SkyRace® e o título nacional, com o tempo final de 2:15:12. Na segunda posição classificou-se Tiago Aires (Clube de Montanha do Funchal) com o tempo de 2:20:35 e na terceira posição, Américo Caldeira (Clube Aventura da Madeira), a somente 7 segundos.
A competição feminina teve em Inês Marques a líder de princípio ao fim da prova, a atleta continental que representa o Ludens Clube de Machico terminou a prova com 2:56:57, deixando na segunda posição Lúcia Franco (AD Galomar) com o tempo de 3:06:00 e Cátia Fiqueli (Clube Aventura da Madeira) na terceira posição com 3:25:30.
A segunda distância do evento, a Mini SkyRace contou com 12km em itinerário entre o Chão da Lagoa, Pico Escalvado, Pico do Areeiro e regresso ao Chão da Lagoa perfazendo 650m de desnível positivo acumulado. Na Mini SkyRace venceu o ainda Juvenil Francisco Henriques (GD Estreito) com o tempo de 1:23:25 e Carla Caíres (Clube Desportivo Infante) com 1:42:49.
A classificação por equipas teve uma dupla vitória do Clube Aventura da Madeira. A equipa masculina formada por Américo Caldeira, Elton Martins e Eduardo Silva somou o tempo de 7:40:31, deixando na segunda posição a ACD Jardim da Serra com 8:14:26 e na terceira posição o Clube de Montanha do Funchal com 8:40:37. Nos femininos o Clube Aventura da Madeira reuniu três skyrunners, Cátia Fiqueli, Marilisa Fernandes e Nadia Meroni que confirmaram a vitória coletiva no Funchal SkyRace 2018.
A organização do evento contou com o apoio da Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal que mobilizou uma equipa de cinco juízes que supervisionaram todo o decorrer da prova, e ainda com os apoios da Câmara Municipal do Funchal, Instituto de Florestas e Conservação da Natureza, Direção Regional de Juventude e Desporto, Associação da Madeira de Desporto Para Todos e Cruz Vermelha Portuguesa.
Funchal SkyRace 22km 1400m D+
- Resultados Geral Fem 22Km
- Resultados Geral Masc 22Km
- Resultados 2018 Escalão FX SkyRace 22km
- Resultados 2018 Equipas FX SkyRace 22km
Mini SkyRace 12km 650m D+
Comentários recentes